A história

Etimologicamente, Cândido da Silva Teixeira inclina-se para que a palavra Cernache provenha do verbo latino - cerno, ver ao longe - uma vez que a localidade está situada num ponto elevado, dominando um largo horizonte.
De acordo com as fontes, deu-se inicialmente o nome de Bom Jardim a um mosteiro, muito antigo, que os freires da Ordem do Hospital ali fundaram (Paço do Bonjardim, actual Seminário das Missões).
Embora a formação do povoado não pareça ir além do séc. XII ou XIII, há topónimos na freguesia muito anteriores, demonstrando existência de população local antes da Nacionalidade .
Em 1220 ou 1221 foram doados por D. Sancho II à Ordem do Hospital as povoações da Várzea de Pedro Pelaio (hoje Várzea de Pedro Mouro) e do Sambado, havendo ainda documentos (inquirições), do Reinado de D. Dinis, que falam nos lugares de Brejo, Calvaria, Ribeira Cerdeira e Zangaria ;
Freguesia criada a 05 de Janeiro de 1544, Cernache do Bonjardim desenvolve-se a partir da criação do Seminário do Priorado do Crato, em 1791 . A sua sede é elevada à categoria de Vila, no dia 27 de Agosto de 1955 .

 

Estátua de São Nuno de Santa Maria

publicado por oblogdecernachedobonjardim às 21:37 link do post | comentar | favorito